Oitava Reunião Ordinária de 2017
A Presidente Sra. Valdine comunicou os vereadores sobre contato dela com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Turvolândia e Silvianópolis para eventual implantação do Sindicato no Município de São João da Mata se isso for de interesse dos trabalhadores rurais, e, para que haja o conhecimento dos trabalhadores sobre o que é o Sindicato e o que tem a oferecer, será agendada uma reunião com a presença de um representante do sindicato e para isso a Presidente solicitou aos colegas vereadores que a auxiliem na divulgação desta reunião que deverá acontecer a partir da segunda quinzena de maio cuja data será comunicada posteriormente.
Foi procedida à Leitura dos seguintes expedientes do Executivo:
- Ofício nº 62/2017 da Prefeita Municipal Sra. Denize Vilhena Borges Silva em resposta aos Ofícios 35/2017 e 40/2017 da Presidente da Câmara Municipal;
- Ofício nº 64/2017 do Vice-Prefeito Municipal Sr. Jorge Luiz Borges Fernandes em resposta ao Ofício nº 39/2017 da Presidente da Câmara Municipal;
A seguir foram lidas as seguintes Indicações do Vereador Sr. José Aloísio:
- Que seja colocado um poste de iluminação pública na Rua Salvador do Prado; e,
- Que sejam construídos redutores de velocidade (quebra-molas) ao longo da Rua João Bueno Fagundes.
Ao realizar uso da palavra houve os seguintes pronunciamentos:
- A Vereadora Sra. Elaine Cristina Negrão informou que foi realizada reunião na Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São João da Mata com a presença do Sr. Bruno, técnico responsável pela EMATER em São João da Mata e os engenheiros agrônomos, Sr. Luiz, de Machado e, Sr. Marcos, de Turvolândia tendo sido decidido que o Sr. Luiz e o Sr. Marcos virão um dia por mês a São João da Mata para o trabalho de emissão de CFO dos produtores rurais do Município dividindo entre eles o referido trabalho e o Sr. Bruno continuará realizando o seu trabalho de técnico como vinha fazendo anteriormente até que a EMATER disponibilize um engenheiro agrônomo para o Município;
- O Vereador Sr. Arcanjo de Oliveira comentou sobre o assunto tratado pela Vereadora Sra. Elaine e perguntou quem é o Secretário de Obras do Município e se tem disponível o número de seu telefone e a Vereadora Sra. Elaine respondeu que o Secretário de Obras é o Sr. Reginaldo Firmo Martins e que tem o número do telefone de Reginaldo à disposição para fornecer;
- A Vereadora Sra. Raquel D’Avila Bitencourt Cipriano requereu à Presidente Sra. Valdine Alves Vieira que seja solicitado ao Executivo o envio à Câmara Municipal de cópia do laudo da engenharia que aponta os problemas estruturais do prédio da Unidade Básica de Saúde e dos documentos do processo judicial de apuração da responsabilidade.
Na Ordem do Dia foi procedida à discussão e votação de Requerimento de autoria da Vereadora Sra. Raquel abaixo transcrito:
- “A vereadora Sra. Raquel D'ávila Bitencourt Cipriano, nos termos do Art. 106 do Regimento Interno da Câmara Municipal de São João da Mata, MG, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, requerer que seja proibido o uso de telefones celulares no Plenário Homero Fernandes da Fonseca durante as reuniões da Câmara Municipal, pois as sessões dificilmente passam de 2 (duas) horas e não trará prejuízo para os vereadores ficarem sem utilizar o celular neste período e havendo qualquer urgência há o telefone fixo da Câmara Municipal no Plenário para receber e realizar ligações”.
O Requerimento foi submetido a votação e foi rejeitado com o seguinte resultado; Houve cinco votos contra e quatro votos a favor sendo que os Vereadores Dionício de Carvalho da Costa, Elaine Cristina Negrão, José Cristovam Domingues e Thainá Viana Ramos votaram contra a proposição e os Vereadores Arcanjo de Oliveira, José Aloísio da silva, José Marcos do Carmo e Raquel D’Avila Bitencourt Cipriano votaram a favor da proposição, e, devido ao empate na votação a Presidente Sra. Valdine Alves Vieira também votou conforme previsão do art. 24, d, do Regimento interno, manifestando-se contra o requerimento.
Ao término da votação a Presidente Sra. Valdine se manifestou dizendo que votou contra o requerimento e entende que não há prejuízo para o andamento da reunião se as pessoas do público estiverem utilizando celular, salvo se houver toques altos ou outro ruído que cause perturbação e quanto aos vereadores entende que é um despropósito o uso de celular durante as reuniões e pede a todos os vereadores para que haja maturidade e ética e não utilizem o celular durante as reuniões tendo em vista a grande responsabilidade no exercício da função.
Em seguida a Presidente encerrou a reunião.
Comunicado – Próxima Reunião
A próxima Reunião Ordinária acontecerá no dia dezessete de maio, (3ª quarta- feira do mês) às dezenove horas.